04/03/2018

Tulipas uma flor com charme



Tulipa uma flor elegante e colorida


As Tulipas Tiveram a sua origem na Ásia Central. Mas também é possível achar tulipas na Rússia, China e França. É a espécie de flor mais difundida na Holanda. A sua altura ronda entre os 30 e os 60 cm, dependendo da variedade.




Existem cerca de cem espécies, as tulipas têm folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste erecta, encimada por uma ou várias flores em forma de taça, que nasce do vértice do bolbo. As flores, singelas (com um máximo de seis pétalas) ou dobradas (com várias camadas de pétalas), são de cores e formas são bem variadas.






As tulipas mais apropriadas para serem cultivadas em interior são as que florescem no Inverno. Normalmente, dividem-se em dois grupos: as túlipas singelas temporãs e as túlipas dobradas temporãs.




Espécies aconselháveis
Singelas temporãs - incluem as seguintes variedades; T.'Bellona'(amarelo-dourado); T. 'Brilliant Star' (escarlate); T.'Couleur Cardinal' (vermelho-alaranjado); T.'Diana' (branco); T.'Pink Beauty' (rosa-escuro manchado de branso); e T.'Van der Neer' (roxo-escuro).




Dobradas temporãs - incluem as seguintes variedades: T.'Electra' (cor-de-rosa-carmim, com pétalas marginadas de cor-de-rosa mais claro); T.'Madame Testout' (cor-de-rosa forte); T.'Marechal Niel' (amarelo com manchas cor de laranja; T.'Peach Blossom' (cor-de-rosa); T.'Scarlet Cardinal' ( escarlate) e T.'Schoonoord' (branco).




Apesar de não ser uma espécie exigente, o solo solto e moído é mais favorável porque é rico em matéria orgânica. Suportam bem o frio, até porque precisam de passar um período de baixas temperaturas no Inverno para conseguir florescer com qualidade. Em climas de Inverno quente, muitas variedades de tulipas podem ter problemas, pois porque com altas temperaturas elas produzem uma floração rápida mas pequena.




Plantação: Plantar os bolbos no Outono em solo bem drenado, solto, fértil e arejado. Devem-se evitar solos pesados e pouco permeáveis. Plantar os bolbos das tulipas com o ápice para cima a cerca de 10cm de profundidade e a 15-20cm uns dos outros. Apertar bem a terra em redor para evitar bolsas de ar de modo a evitar futuras podridões.




Luz: Sol ou Semi-sombra.
Rega:regar abundantemente mas sem encharcar o solo.




Adubação: Adubar o solo com adubo orgânico a uma profundidade de 30cm ou aplicar adubo granulado de libertação lenta, antes da plantação. Contudo pode-se optar por adubar com adubo 14-7-26 a partir do aparecimento da primeira folha ou a cada 30 dias. Floração: Primavera.




Se adquirir um vaso de tulipas, dê preferência aos que ainda estejam com as flores em botão, permitindo-lhe usufruir da beleza da flor por mais tempo. O vaso deverá ser conservado em um local fresco e com luminosidade, evitando-se os ventos e o sol forte.




"Se fosse possível observar claramente o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria." (Buda)

Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”, "PlantasdeInterior”, “JardimdeFlores”, "JardimCentro", outros net.
Fotos: Pessoais


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo